Filosofitas
Filosofitas é um coletivo cultural e movimento de Filosofia Aplicada à transformação da Vida.
A escolha do nome e da identidade visual do coletivo está inspirada e segue a inspirar uma série de passeios conceituais. A partir da imagem da fita enquanto um símbolo da cultura pop, “vintage” e do que se poderia entender como universo “nerd” ou “cult”, surgem reflexões possíveis com os conceitos de ludicidade e do não-academicismo. Além disso, da junção das fitas com a filosofia, registram-se imagens como a do giro ou movimento necessários ao gravar, ao ouvir e ao ver o que se grava. Filosofia e fitas podem, ainda, conduzir o pensar sobre o regravar, o gravar por cima, o guardar a fita. Pode-se caminhar com a mente até o aparelho de reprodução, aos pensamentos sobre o antigo e o novo tecnológico, à aderência magnética, aos lados A e B, ao rebobinar, ao avançar e assim por diante.
As ações do coletivo estão situadas em 3 eixos interconectados: i) produção cultural (apoio e execução); ii) instrução/educação (cursos, oficinas, rodas de conversa e palestras); e iii) produção multitextual (fitas de prosa, fitas de poesia, fitas VHS, organização e participação editorial).
Fazendo-se em meio a orgânicos e dinâmicos ciclos deste início de século, busca oferecer-se como um acolhedor território multicultural, expressivo de criatividades e originalidades.
Maior fita!
Seja bem-vind@!
P.S. 1: Nosso coletivo é também um Território de Cultura da Estância Turística de Batatais-SP.
P.S. 2: acesse nosso portfólio clicando aqui.
O Coletivo Filosofitas é composto por muitos membros, de várias geografias, mas sobretudo, de Batatais-SP, onde se localiza. Sua existência é fluida, móvel, caminhante, com pessoas indo e vindo, mas sempre ficando.
Atualmente, estão formalizados enquanto membros, as seguintes pessoas:
1. Adrielle Mendonça
2. Aletéia Cristina Rosa
3. Ariel Aristides Tosta
4. Bianca Fernanda Guelere de Souza
5. Daiane Nalla
6. Fábio Marques Gonçalves
7. João Paulo de Carvalho
8. Leonardo Ricco Medeiros
9. Lucas José Sofiati
10. Luís Fernando Idalgo
11. Maria Cristina Brandão
12. Mauro Cesar Bartolomeu
13. Sidiney Canelli Neto
14. Tatiane Cristina Rosa
Aline Rodrigues Teixeira
Professora, mas antes de tudo aluna, pois aprende muito ao ensinar. Tem mania de olhar o mundo além da teoria, e de lançar pérolas pelo caminho. Tem fé no amor livre e na solidariedade entre os oprimidos e explorados. Estudante de Desenvolvimento econômico na Unicamp, sindicalista, amante da sabedoria.
Amanda Tavares Venturoso
Filosofia e arte são as linhas que têm tecido a sua vida pessoal e profissional, e que têm exigido uma versão mais organizada e metódica de si mesma, mas sem excluir o caos característico da própria vida. Acredita muito no poder dos encontros e dos desencontros e na beleza das formas dos seres, principalmente quando postas em contraste com a luz. Formada em Filosofia pela PUC Campinas e Mestre em Educação pela mesma universidade. Atualmente professora na rede estadual de São Paulo.
Cris Brandão
Suas grandes paixões são a família, os amigos, cafés bem compartilhados e a literatura. Foi arrebatada pelo mundo dos livros antes mesmo de ser alfabetizada. Apaixonada por histórias, ilustrações, fantasias, palavras, cores, enfim, por toda expressão de arte e por suas personagens.
Guilherme Guidetti
Um ser em mutação, experimentando e buscando viver com paixão, sem entender muito o que é tudo isso e o que estamos fazendo aqui. Expressa-se por meio da música, animação gráfica e fotografia. Duvida de tudo e de todos, inclusive de si mesmo.
Helijone Munhoz
Biólogo que escolheu o caminho da extensão. Um divulgador dos conhecimentos científicos da botânica e da ecologia, apreciador das artes e da filosofia natural. Aventura-se como músico e se liga no arquétipo de Obi Wan Kenobi.
Kelsen André
Aprecia o universo do conhecimento, buscando decifrá-lo pela perspectiva da razão como corpo mental, algo maior, mais sofisticado. Pensa com o coração e tem saudade de quando pensava com as pernas. Bacharel Licenciado em Filosofia, mestre em Educação Tecnológica, Filósofo Clínico e Educador Consciencial. Em 2011, fundou o Instituto Fiholosofico, casa para lidar com as demandas do Grupo Espiritualista Flor do Amanhecer, do qual é dirigente e médium desde 1998.
Leonardo Ricco Medeiros
Buscando cultivar o sonho de trabalhar com arte, educação e filosofia, idealizou o Filosofitas e os Encontros Particulares de Filosofia. Pai da Malu e da Elis. Ama música e é tecladista e vocalista de rock/blues há mais de 20 anos. É mestre em Ciências, especializado em Filosofia Clínica e graduado em engenharia de alimentos e filosofia. Interessa-se pelos saberes do I Ching, as práticas integrativas em saúde, as sincronicidades e a tradição psicológica do Self e do coração.
Luiza Câmara Maretto
Caminha em experimentação de escuta e escrita poética, buscando incorporar voz e habitar no que chama de “(a)travessia afetiva e de poesia”. Escritas vêm demarcando seu percurso em diferentes processos profissionais, de formações, da vida, dando corpo aos sentidos vividos. Tem interesse na troca entre mulheres e crianças. E nas alianças afetivas e poéticas entre ser humano, bicho, planta. Em aprendizado de escuta de composições que incorporam os seres em poesia, tem pesquisado a ação poética que produz encontros, cuida, educa, transforma, amplia e (re)cria sentidos e territórios, faz sentir.
Marcelo Batistela
Entre a morte e a vida, flui por meio da música e da literatura para chegar até o coração dos homens. Compositor por intuição, flautista por determinação e cantor por teimosia, sua veia musical convive pacificamente com a necessidade de autoexpressão do Ser através do registro poético, apesar dos arroubos de ciúmes de ambos os lados. Graduado pela UNESP de SJ Rio Preto, trabalha com ensino e tradução dos idiomas inglês e espanhol.
Márcio José Andrade da Silva
Se acha poeta e se perde filósofo. Seguidor da máxima de Mallarmé "Definir, é matar; Sugerir, é criar", compartilha com Sócrates a sabedoria de nada saber. Lançou o premiado livro Filosofia Clínica e Cinema (2014) e dois de poesias: Projeto Clareando (1988) e Sê-los (2014). Latifundiário virtual, tem um sítio sobre a sétima arte. Fã de histórias em quadrinhos, é membro do AQC-SP (Associação de Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo). Espera ficar bem na fita.
Mauro Bartolomeu
Poeta e escritor extraterráqueo, atualmente fazendo um estágio não remunerado neste planetinha rochoso do cinturão de Órion. Assumiu a forma humana para não assustar os demais habitantes, mas não adiantou. Parte de sua obra aparece também no blog Antenna Paranoica, onde vem publicando, muuuito a conta-gotas
Renata Bastos (Lunna Del Fuego)
Navegante do tempo, busca significados, fluxos e melhores traduções. É Terapeuta Astral, estudante de Música e Psicologia. Tornou-se mestre em Filosofia estudando a relação de Giordano Bruno com o pensamento complexo. Seu Kin é 161: Dragão Harmônico Vermelho.
Vinícius Gomes
Poeta e pai da Ísis. Suas poesias estão impregnadas de tudo o que pode ser observado e gerar sentires. Vive e sobrevive sendo poeta independente (plantando Utopias por aí). Idealizou e criou o Rodamoinho Poesias.