Aconselhamento Filosófico

O Aconselhamento Filosófico (AF) aposta na promoção de um determinado tipo de prática racional empenhada em formas organizadas, sérias, intensas e profundas de reflexão. Diante de um problema que se mostra significativo, são utilizados recursos conceituais e lógico-argumentativos, exercitando-se a arte da boa pergunta para promover no consultante a atualidade de uma aventura conceitual autêntica e singular.

Negando qualquer modelo de Homem como pressuposto da prática, o trabalho é como um laboratório onde serão testados conceitos, métodos, hipóteses reflexivas, crenças e valores. Tais testes são de responsabilidade do profissional, autorizado por seu cliente a propor questionamentos, descobertas, aprendizagens e caminhos de conhecimento de si com o outro. Tal autorização deve ser justificativa nas competências filosóficas e de consulta em que o consultor se exercita.

Dentre outros métodos possíveis, os profissionais ligados à Filosofitas destacam o Método Project@ e o Método IPSE, desenvolvidos pelo filósofo português Jorge Dias.

Para conheceres mais sobre o AC e possibilidades de formação, podes acessar: